sexta-feira, 19 de agosto de 2016

TWO STEP, HONAUNAU BEACH

Aloha,


hoje irei falar sobre o local conhecido como Two Step, nome local Honaunau Beach. 


Two Step é a praia ao lado de Capitain Cook e normalmente os golfinhos aparecem em um dos dois lugares. O horário em que eles aparecem é incerto, mas normalmente aparecem cedo de manhã.


O que eu fazia normalmente era chegar em Two Steps por volta das 6:30, levava algumas coisas pro café da manhã e ficava esperando pra ver se os golfinhos aparecerem. Mas aconteceu de eu ver eles às 11:00 e até à tarde por volta das 15:00. Por tanto, não é uma regra eles aparecerem de manhã, mas conforme os locais sempre nos dizem, normalmente, é cedo de manhã, por volta das 7:30.


Uma coisa que eu fazia também era ir primeiro em Capitain Cook olhar pra ver se os Golfinhos estavam lá e caso não estivessem, ia pra Two Step. Isso porque em caso deles não aparecerem em nenhum dos dois lugares, Two Step é um ótimo lugar para fazer Snorkel.

Two Step é um dos lugares mais bonitos que vi para se fazer snorkel na Big Island. É bem profundo, mas muito bonito ver os corais bem fundo e tem vários peixes dependendo do dia. Os golfinhos normalmente aparecem no lado direito da baía, local este onde não se pode ver o fundo, então, no começo é meio assustador hahaha...

Para quem não é bom para nadar, use as famosas bisnagas de piscina ou pranchas de Body Board pois é tranquilo. Por se tratar de uma baía, não possuí correntezas muito fortes, mas lógico, isso em dias normais. O uso de pé de pato é recomendável tanto aqui como em Capitain Cook.


Esta é uma área onde você pode fazer snorkel, nadar com Golfinhos se der sorte e uma bela área para relaxar também. Para quem tem criança pequena, atenção, praticamente não existe área com águas rasas. Existe somente uma pequena área com água rasa que normalmente os locais utilizam para sair ou chegar com caiaques, o restante já começa bem profundo a partir das rochas da encosta. 

Existem duas formas de chegar em Two Step. A primeira é para quem vai para Capitain Cook primeiro. Quando sair do Estacionamento de Capitain Cook, é só seguir a rua em frente através da rua indicada no mapa em verde. Dá em torno de 5 a 10 min. A segunda é para quem vem direto de Kona, siga a indicação em amarelo no mapa.




quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CAPTAIN COOK

Aloha,

Hoje falarei de um dos melhores lugares para se nadar com Golfinhos na Big Island. Seu nome local é Kealakekua Bay, mais conhecida por Capitain Cook. 

Os Golfinhos são animais selvagens, por tanto, não é garantido de que eles estarão lá. Mas normalmente eles aparecem de manhã cedo, normalmente,  entre 7:00 e 8:00 horas. Mas há dias que aparecem à tarde também, ou seja, são imprevisíveis.

Existe uma área muito bonita para se fazer snorkel e é possível acessá-la de duas formas. A primeira é uma trilha que nunca fiz, mas existem aqueles que dizem ser difícil quanto aqueles que dizem ser médio. É preciso descer montanha abaixo pela trilha e, segundo um amigo que fez a trilha, a paisagem não é tão bonita pois a maior parte do tempo a mata é fechada. 

A segunda forma de acessar esta área é somente com Caiaques que você pode alugar. Se for alugar Caiaques é melhor reservar antes na Kona Boys. Eles só alugam a diária e sairá em torno de $80 um caiaque para duas pessoas. Se preferir, existem alguns locais que alugam no próprio local e são um pouco mais baratos se você der uma pechinchada, mas corre-se o risco de não encontrar caiaques disponíveis.

A maioria dos turistas só tiram fotos de fora da água ou alugam os caiaques para ver os golfinhos e fazer o snorkel. 


Mapa indicando área para Snorkel e para nadar com Golfinhos. 

Como eu já havia feito snorkel nesta área quando fui pela primeira vez para a Big Island, então, não quis pagar de novo e para nadar como os golfinhos ia nadando da praia mesmo, mas isto é só pra quem aguenta nadar muito. 

Se você quiser ir nadando da praia, normalmente, são uns 10, 15 min nadando até os golfinhos, eu ficava em torno de 1h a 1:30 nadando com eles e voltava mais 10 a 15 minutos nadando de volta. Portanto, é um bom exercício mas não é pra qualquer um. Às vezes, o mar está bem agitado também e as ondas na praia ficam bem fortes. Se  você não ver nenhum local entrando, não entre também. O local é bem profundo mas é possível ver o fundo, então, não é tão assustador.
Caso você não seja um bom nadador mas quer nadar com os golfinhos, você pode usar aquelas bisnagas de piscina ou pranchas de body board. Alguns amigos meus fizeram isso.

Não se preocupe com tubarões pois quando os golfinhos estão na área, é certeza que não há nenhum tubarão na área pois eles têm medo dos golfinhos. 

O trajeto de Kona para Capitain Cook é, relativamente, fácil. É só pegar A rodovia principal sentido sul, e descer direto até a bifurcação, como mostro abaixo, que será aproximadamente, 15 milhas de Kona.

 Mapa indicando Trajeto e tempo aproximado de Kona para Capitain Cook

 Bifurcação, virar para a Direita.

Depois de virar ä direita nesta bifurcação, é só descer toda a estrada até o final. Ao final, virar à direita. Você irá passar por algumas residências e verá o estacionamento logo à frente.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

KIHOLO BAY

Aloha! 

Hoje irei falar da pria de Kiholo Bay. É uma das mais bonitas da Big Island e normalmente somente os locais sabem deste lugar. Acredito que esta praia não seja tão divulgada exatamente pela beleza que este lugar possuí. Se eu fosse morador da ilha também não gostaria de ver milhares de turistas neste local.


A cor da água em dias ensolarados é muito bonita e existem milhares de tartarugas neste local além de ter a chance de ver focas também. Dizem que existem somente 7 focas/leões marinhos na ilha, então se conseguirem ver uma é porque vocês têm sorte. Eu fui um desses sortudos hahaha.

Existem dois acessos para esta praia. A primeira é possível chegar com o carro mais próximo do mar mas para chegar ao local mais bonito, que chamamos de Lagoa Azul (Blue Lagoon) é preciso andar toda a extensão da praia. 

Já a segunda, é preciso estacionar o carro na lateral da Highway e descer andando por uma trilha, aproximadamente 1 milha, mas você chega em um ponto mais próximo da Lagoa Azul. Existe uma área aberta na lateral da Rodovia para estacionar o carro, mas pode passar despercebida pois não parece ser uma área de estacionamento. Pegue a trilha e siga as placas. A lagoa Azul fica à direita quando se chega á praia. É preciso caminhar por uns 10 a 15 minutos até a Lagoa Azul, mas vale muito a pena.

No final, em questão de distância são semelhantes mas a segunda dá uma sensação de andar menos por ficar mais próxima da Lagoa Azul.

Mapa indicando acessos


Existem algumas casas luxuosas ao longo da orla, mas existe uma em específico, próxima à lagoa azul que é muito interessante. Existe uma mini passarela para atravessar um canal construída pelo dono da casa para ligar o mar à uma lagoa que fica entre duas casas. Durante a tarde, em torno das 15, 16:00 algumas tartarugas saem do mar e vão para esta lagoa, provavelmente para descansarem. É possível ver elas no canal e irem acompanhando elas até a lagoa, que é muito bonita também. Mas é uma propriedade privada, então vá na lagoa para tirar fotos mas respeite os limites.
Na Lagoa Azul sempre há várias tartarugas ou nadando ou tomando banho de sol. É o lugar onde vi o maior número de tartarugas juntas. 
Chamamos este lugar de Lagoa pois apesar de fazer parte do oceano, é cercada por rochas e forma uma espécie de lagoa com uma abertura para o mar que é bem rasa e pode-se atravessar para o outro lado com água na cintura no máximo. mas é toda cheia de rochas no fundo, então é preciso tomar cuidado ao atravessar. 
Se utilizar as sapatilhas de mergulho é melhor, mas nada impossível ir descalço.


 Ao final da trilha do segundo acesso, se você for à esquerda e andar por uns 15 minutos, existe uma caverna com água que você pode nadar. A água é muito gelada mas muito gostosa. Esta caverna não é ligada ao oceano então não precisa ficar com medo de tubarão hahah...

Se você quiser ir até o final da caverna, é preciso ter uma lanterna de cabeça e tomar cuidado com as rochas no fundo pois é bem irregular.

Não tem nada de especial no fundo da caverna e ela não é muito longa. As pessoas utilizam mais para se refrescarem devido à temperatura da água.

Infelizmente não tirei uma foto desta caverna, mas não é difícil de achar, está no meio do percurso para quem vem do primeiro acesso e do lado esquerdo pra quem vem do segundo acesso.

Trajeto para quem quer ir para a Lagoa Azul e vem do primeiro acesso ou para quem vem do segundo acesso e quer ir para a caverna.

 Residência de luxo à beira mar.









quarta-feira, 3 de agosto de 2016

KUKIO BEACH

Esta é sem dúvida a minha praia predileta na Big Island.

Kukio Beach é uma praia reservada onde estão um dos Hotéis mais caros da ilha. Em dias de Sol a cor das águas muito bonita e é a praia que mais se pode ver tartarugas tomando banh de sol e nadar com elas.

Existem dois acessos para esta praia, mas qual lado você irá acessar, vai depender do número de carros que estiverem na praia, pois a praia é tipo um condomínio fechado, então há controle de acesso por meio de uma guarita e controle do número de visitantes também. Por isso, o melhor é ir cedo para conseguir vaga nesta praia. Eles não aceitam acesso de vans nos estacionamentos.

Caso o guarda te mande para o acesso da esquerda, ele orientará como chegar ao estacionamento e a acesso se dará junto aos banheiros e à pequena praia que parece uma piscina natural por estar cercada de rochas. É uma ótima área para quem tem criança pequena.

Mapa indicando acessos

O lugar conta com uma boa infraestrutura como banheiros, duchas e bebedouro. É o lugar onde encontrei a melhor infraestrutura numa praia na Big Island. Vocês verão casas milionárias e hotéis super luxuosos na orla.

Muitas pessoas acabam ficando somente nessa área da piscina natural pois é muito agradável para quem quer relaxar. Do lado direito, atrás da piscina natural, é possível fazer snorkel. Apesar desta área estar cercada por rochas, observe sempre as ondas antes de iniciar o snorkel, pois caso as ondas estejam fortes, as rochas não conseguem segurar a correnteza e pode ser perigoso em determinadas áreas.


A área de Snorkel é muito bonita. Existem vários peixes e os corais não ficam tão no fundo como em outras áreas de snorkel da ilha. Se o mar estiver calmo, a água é bem cristalina e você vi querer passar horas nadando no meio dos cardumes de peixes.


Muita gente não sabe que do lado direito atrás da piscina natural existe esta área de snorkel e acabam tentando ver algo na piscina, onde não há nada.

Mais a frente desta área, vocês verão uma área com um gramado e árvores. Eu usava muito essa área para relaxar na sombra e desta área é possível observar os dois lados da praia e beira a área onde se pode nadar com as tartarugas.

O mar beirando esta área gramada, é o local onde as tartarugas costumam nadar e se alimentar. Vocês verão a outra praia que é bem longa ao lado direito desta área. Para nadar com as tartarugas é só entrar no mar pela prainha ao lado e ir nadando beirando a área com grama. Quase sempre as tartarugas estão nesta área comendo corais.

A praia alongada, possui alguns hotéis a beira mar e os hóspedes estão sempre usando caiaques, paddle boards e as vezes surfando. Não sei se é possível alugar estes equipamentos caso você não seja um hóspede, nunca perguntei. Há bares e restaurantes dos hotéis a beira mar, mas também não sei se é possível consumir sendo não hóspede. Isto é uma coisa ruim na Big Island, se você quer comer ou beber nas praias da Big Island, você sempre tem que levar de casa.

Se você caminhar ao longo da praia alongada, com certeza você verá tartarugas tomando banho de sol e turistas tentando tirar selfs com elas. Elas já estão meio acostumadas com o assédio dos turistas, mas tente incomodá-las o menos possível e nunca toque nos animais, para não importuná-los, passar doença ou levar multa, pois caso algum policial veja você tocando em algum animal, terá de pagar $1.000,00.



O final desta praia é onde fica o segundo estacionamento. Os guardas mandam você para este segundo estacionamento caso o primeiro já esteja lotado, ou seja, se você quiser ir na piscina natural, terá que andar toda a praia alongada para chegar à piscina. Não é nada que mate alguém de tanto andar mas os mais preguiçosos, não vão gostar hahaha.


No final desta praia,  existe um hotel bem luxuoso e caso você ainda tenha ânimo pra andar, existe uma ruazinha beirando o mar que vai para um campo de golf e mais a frente dá acesso a outra praia, que nunca fui, então não sei como é.

Em dias de ondas grandes, é bonito andar nessa ruazinha para ver as ondas batendo na pedras. Elas vão bem alto.

Resumindo, esta praia tem muitas opções do que se fazer e uma boa infraestrutura. É um lugar pra relaxar, nadar, ver peixes e tartarugas e se tiver dinheiro sobrando para se hospedar em um dos hotéis que estão lá, com certeza será uma ótima opção.


 Praia longa, Kukio Beach

 Praia ideal para relaxar, Kukio Beach

















MAKALAWENA BEACH

Hoje continuarei a dar dicas sobre praias...

esta praia, particularmente, eu não gosto muito pois apesar de bela, bonita e uma das únicas que tem mais areia do que pedra na Big Island, pra mim tem que andar muito para uma praia comum para nós brasileiros que temos praias muito mais bonitas e de fácil acesso no Nordeste ou até mesmo no litoral norte de São Paulo. Mas esta é uma opinião particular minha.

O nome da praia é Makalawena  Beach. O acesso é possível somente através de carros 4x4 ou caminhada que leva em torno de 60 minutos. Muitos locais gostam de fazer churrasco nessa praia, mas o acesso é bem difícil e dá trabalho. A praia não tem nenhum tipo de infraestrutura e a estrada é pura rocha vulcânica. Caminhando ou indo de carro, o tempo será praticamente o mesmo.

Existem 2 acessos para esta praia.

O primeiro acesso, que considero a melhor opção ,por não necessitar de veículo 4x4, dirigindo sentido Norte na Queen Ka'ahumanu Hwy, estrada principal da ilha, é o primeiro acesso à esquerda passando o aeroporto internacional de Kona. Não existe nenhuma placa de indicação mas o acesso é bem visível. É só observar o primeiro acesso após passar por completo o aeroporto.

Este acesso você desce uma estrada não asfaltada em sentido à praia que não é tão ruim assim e ao final existem dois estacionamentos. este acesso, na verdade dá acesso a outra praia, Mahai'ula Beach.
Muita gente acha que esta praia é Makalawena Beach, mas não é. É preciso caminhar em torno de 30 minutos para chegar em Makalawena.

Para quem quer ir para Makalawena Beach, deixe o carro no primeiro estacionamento e verá a trilha que da acesso à praia. a trilha é uma rua à direita do estacionamento, que está bloqueada para acesso de carros.

o segundo estacionamento é mais para quem quer ficar na praia Mahai'ula Beach, que tem infraestrutura como banheiros e mesas com bancos de madeira. A praia não é tão bonita como Makalawena, mas para quem não quer caminhar por 30 minutos debaixo de sol quente, é uma ótima opção.                                 

Mahai'ula Beach.

A trilha de acesso não é difícil mas 30 minutos de caminhada, levando mochila e tralhas de praia, debaixo de sol quente não é pra qualquer um. Por isso, não esqueça de levar bastante água para beber e protetor solar.

No meio da trilha, você irá passar por uma casa abandonada na beira da praia e depois disso chegar em uma pequena praia com coqueiros altos e uma área para amarrar redes e local para fazer fogueira. É um ótimo lugar para quem quer ver o por do sol e acampar nesta área. As vezes é possivel ver tartarugas relaxando nessa pequena praia ao lado dos coqueiros. Eu fiz isso duas vezes e recomendo. Mas este local continua sendo a Mahai'ula Beach. Para chegar em Makalawena Beach continue andando por mais uns 20 minutos. Eu recomendo o uso de tênis para ir para Makalawena pois, passando os coqueiros, a trilha é pura rocha vulcânica, que são bem cortantes. É possível ir de chinelo mas o cuidado precisa ser bem maior.

O segundo acesso, é mais curto mas para quem vai de carro, bem mais difícil. É preciso ser 4x4 mas para quem curti aventuras sobre rodas é uma boa opção. Ao final da estrada existe uma área para estacionar, mas é preciso andar uns 10 minutos para ter acesso à praia. Este acesso fica um pouco mais adiante do primeiro pela Queen Ka'ahumanu Hwy.

Mapa com indicação dos Acessos

Makalawena Beach


 Makalawena Beach